Acervo

Conheça o acervo
do Museu Sankofa

O acervo do Sankofa é constituído por materiais produzidos pelo grupo de fundadores e diretores do museu a partir de projetos conduzidos desde 2008. Fazem parte deste acervo fotografias, banners de exposições, maquetes, objetos, fotografias, negativos, slides, DVDs, vídeos, documentos,  dentre outros. A diversidade deste acervo expressa a diversidade da Rocinha.

Parte deste acervo está sob a guarda de moradores em suas casas e outra encontra-se fisicamente na sala do Museu no CF Rinaldo De Lamare

Endereço: Prédio - Av. Niemeyer, 776 - São Conrado, Rio de Janeiro - RJ, 22450-221 andar 12.

Acervo do Museu Sankofa

Acervo Lygia Segala


Resultado do seu trabalho de pesquisa e documentação para dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ: “O Riscado do Balão Japonês: Trabalho comunitário na Rocinha (1977-1984)”. Nela interpretam-se as diferentes lógicas instituidoras do trabalho comunitário na Rocinha, entendido como um conjunto de representações e atitudes articuladas em torno da crença em um projeto de reforma social com caráter nivelador e igualitário. Analisa-se como este projeto, no período entre 1977- 1983 foi formulado e implementado por agências externas do Estado e da igreja e como essas visões prescritivas foram apropriadas pela rede de moradores do local, por elas mobilizada.

Rocinha pela vida


Projeto realizado pelo Museu Sankofa Memória e História da Rocinha em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) com financiamento da Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à COVID19 da Fiocruz realizada em 2020. Nesta chamada, o Museu apresentou um projeto com o objetivo de resgatar a memória de campanhas realizadas na Rocinha em defesa dos direitos humanos e bem-estar social, com foco na saúde e na vacinação. Para tanto, o Museu revisitou documentos de seu acervo, composto por fotos, notícias e músicas e criou uma exposição em formato de banners para comemoração de 40 anos da primeira unidade básica de saúde da Rocinha - Albert Sabin, localizada na Rua 1, na parte alta da favela. O projeto também promoveu debates virtuais mensais no formato de lives.

Movimento preserva Laboriaux

Acervo não catalogado de fotografias, entrevistas, vídeos, projetos
e relatórios da FEEMA.

Mega Muro

Acervo composto por fotos e um vídeo dos dias em que
os graffitis foram feitos.

Fotografias do Efim


São mais de mil fotografias impressas e em slides que estão sob a guarda de pessoas do Museu. Efim trabalhou na década de 1980 nos processos de urbanização das favelas e remoções, trabalhou na Secretaria Municipal de Habitação (SMH), Instituto Pereira Passos (IPP) e na Organização da Nações Unidas (ONU).

Negativos Carlos Germano


São cerca de mil negativos de fotografias tiradas no cotidiano da Rocinha - festas de casamento, aniversários, carnaval entre outros. Carlos Germano é conhecido também Buzunguinha, é morador da Rocinha

Ambulantes Ontem e Hoje


A exposição "Ambulantes: ontem e hoje", foi uma parceria do Museu Sankofa: Memória e História da Rocinha com o Instituto Moreira Salles e com apoio do C4/Biblioteca Parque da Rocinha. Montada e lançada em 2014, foi ao mesmo tempo uma aula sobre exposições e uma obra de arte coletiva.

Para pesquisar no Acervo,
preencha o formulário.