Exposição de longa duração

Entre ruas, becos e vielas:
memórias e histórias da Rocinha

APRESENTAÇÃO

A proposta de apresentar a diversidade cultural da Rocinha é um desafio um tanto inalcançável considerando sua imensidão de origens, histórias e memórias. A Rocinha é o seu próprio mundo e a sua própria cidade e com isso nos esforçamos para que essa exposição seja capaz de abranger muito dessa variedade de culturas. 

Somos suleados pelas histórias do nosso passado, que nos guiam. Assim, olhando para os caminhos já trilhados buscaremos explorar as diversas memórias que nos inspiram não só em nosso passado, mas também no presente e em nosso futuro. A partir do patrimônio cultural tão abundante existente nessa favela passearemos, então, entre diferentes temporalidades, a partir de registros pertencentes ao acervo do museu “Acervo Lygia Segala Trabalho Comunitário na Rocinha 1977-1984" e também com imagens recentes, capturadas pelos becos e vielas que são explorados em nossas visitas guiadas. Nossa curadoria conta ainda com recortes de entrevistas do acervo museal com algumas figuras ilustres que contribuíram e ainda contribuem para a construção e a jornada do nosso museu. 

Venham conosco neste percurso cheio de alegria e afeto, explorando a nossa trajetória e a trajetória da nossa comunidade para descobrir as memórias e histórias de nossa favela, a Rocinha. 

 

Autores: Sarah Braga e João Paulo Barreto, curadores. 

QUE MUSEU É ESSE?
Resposta de Antônio Carlos Firmino, parte da coordenação executiva do Museu Sankofa.

Gravura publicada na página 35 do livro Varal de Lembranças. Nota do livro referente ao desenho: “O que se conta aí, é que esse desenho é de um gringo. Ele chegou aqui, pediu pra ir pra cima de uma laje, pra tirar um traço da Rocinha. Quebrou a tampa da caixa d´água da vizinha.” F.C.S.
Imagem do alto do Parque Ecológico, mostrando um outro ponto de vista de uma parte do morro Dois Irmãos.
Vista panorâmica da passarela do morro Dois Irmãos aos pés da Rocinha.
Balanço na casa de morador da Rocinha, feito por artesão.

VOZES SOBRE A ROCINHA

A SUA RELAÇÃO COM A ROCINHA
Resposta de Lygia Segala, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense) e uma das autoras do livro Varal de Lembranças.

INÍCIO DO MUSEU SANKOFA
Resposta de José Martins, co-fundador do Museu Sankofa

CRUZANDO CAMINHOS COM O SANKOFA
Tania Regina e Rosineide dos Santos Firmino, co-fundadoras do Museu Sankofa.

O MUSEU PARA A MARIA HELENA
Resposta de Antônio Carlos
Firmino, parte da coordenação executiva do Museu Sankofa.
 

CONHEÇA OS EIXOS DA EXPOSIÇÃO

Memória, história e território

Educação

Saúde e Meio Ambiente

Cultura

Memória, história e território