Projetos

Projetos
em Parceria

destaque-rocinha-inteligente

Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha

Projeto das áreas de turismo e museologia sob coordenação da professora Camila Moraes do Observatório do Turismo em Favelas, em parceria com o Museu Sankofa da Rocinha. O projeto visa a elaboração da Rocinha como um destino inteligente. Para isso, criaremos um Guia Turístico Virtual que reunirá mapas, exposições virtuais, áudio tour, a conexão entre moradores e visitantes, além de disponibilizar informações turísticas de modo a colaborar para a retomada do turismo de base comunitária e o desenvolvimento local pós-vacina / pós-pandemia do novo coronavírus.

Rocinha-foco-na-cultura3

Rocinha, foco na cultura: acervo participativo dos fazedores locais

Projeto de integração, desenvolvimento e sustentabilidade de duas instituições da  Rocinha:ROCINHA EM FOCO (RF) e MUSEU SANKOFA (MS) e coordenado pelo professor Nilton Gonçalves Gamba Junior do departamento de design da Puc-Rio. A contribuição do projeto é, além do desenvolvimento sustentável de duas instituições e também criar para o PARQUE DE INOVAÇÃO DA ROCINHA (PIR) um acervo de consulta permanente sobre os fazedores da cultura da Rocinha (produtores de cultura local). Acervo atualizável e processual incluirá diversas formas de produção cultural. O reconhecimento das práticas culturais locais tem a função de mapear a produção estética da comunidade.

fala-pra-gente

Fala pra Gente! Comunicadores Digitais da Rocinha

Coordenado pelo professor Gustavo Robichez de Carvalho do departamento de comunicação Social. O projeto Fala pra Gente! Comunicadores Digitais da Rocinha pretende realizar três ciclos formativos com oficinas gratuitas de Instagram. O público prioritário para essa formação são as mulheres, por isso, além das oficinas,foi produzida a websérie Fala Pra Gente, Rocinha! com a história de lideranças femininas moradoras da comunidade que inspiram outras mulheres a partir da atuação no território. O projeto Vozes da Cozinha sob a responsabilidade da coordenadora executiva do centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, senhora Gianne Neves Oliveira. Este projeto é dedicado a reunir, documentar e fazer acervo dos sabores, afetos e memórias de pessoas que alimentam a cidade e as suas famílias, que contam suas memórias através da cozinha. Está dividido em 3 etapas: a primeira de diagnóstico; a segunda com as ações; e a terceira de sistematização e divulgação. Nestas etapas, a primeira, a segunda estão dividida em 3 ações: 1- Entrevistas depoimentos de fazedores e sabedores de cozinha, nas suas cozinhas e em encontros nas cozinhas comunitárias. Cozinheiras e cozinheiros locais: churrasco na laje, podrões, comerciantes locais, feiras, hortas, garrafeiros e medicinas. O circuito, os fluxos e refluxos das cozinhas; 2 - Oficinas de arte e tecnologia para documentários; 3 - Criação e divulgação de acervo.

vozes-da-cozinha

Vozes da cozinha: sabores, saberes e memória na Rocinha

Sob a coordenação do centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, senhora Gianne Neves Oliveira.   Este projeto é dedicado a reunir, documentar e fazer acervo dos sabores, afetos e memórias de pessoas que alimentam a cidade e as suas famílias, que contam suas memórias através da cozinha. Está dividido em 3 etapas: a primeira de diagnóstico; a segunda com as ações; e a terceira de sistematização e divulgação. Nestas etapas foram realizadas entrevistas/ coleta de depoimentos de fazedores e sabedores de cozinha, nas suas cozinhas e em encontros nas cozinhas comunitárias, cozinheiras e cozinheiros locais: churrasco na laje, podrões, comerciantes locais, feiras, hortas, garrafeiros e medicinas. O circuito, os fluxos e refluxos das cozinhas; oficinas de arte e tecnologia para documentários; criação e divulgação de acervo. 

Botão para o projeto Histórias de Quarentena

Histórias de Quarentena

Busca compreender melhor as respostas dos moradores das favelas na crise da Covid-19, ampliar as vozes dos cidadãos e ajudar a fortalecer a resiliência das favelas.

Link para o projeto Tourism virtual stories

Tourism Virtual Stories

Histórias Virtuais de Turismo é um projeto com o objetivo de compartilhar experiências turísticas virtuais ao vivo em três países: Brasil, Malásia e Moçambique.

Projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) para contribuir na compreensão dos processos de transformação da paisagem social e urbana da Rocinha e seu entorno em mais de um século de história.

Marcando Memória e História - Projeto - Mega Muro da Rocinha

"O Mega Muro" foi produzido pelo GBCR e retrata como foi a grafitagem do muro do Centro Integrado de Atenção a Saúde (CIAS) na comunidade da Rocinha.

Ontem e hoje é um projeto que realiza encontros virtuais para falar de memórias e histórias do brincar, tendo como foco, as Rocinhas de diferentes personagens que compõem a trajetória da Favela.

Rocinha pela Vida

O projeto Rocinha pela Vida, que se propõe a resgatar a memória dos mutirões e campanhas históricas da Rocinha por direitos humanos e bem-estar social, particularmente da saúde com foco na vacinação.

Biblioteca Virtual e Percurso Histórico por imagens: História e Memória da Rocinha

Sob a coordenação do professor Rafael Soares Gonçalves do departamento de Serviço Social. O presente projeto é uma atividade extensionista, que envolve atores da favela da Rocinha, assim como diferentes universidades. Ainda no contexto do presente projeto, conta com o auxílio da equipe do projeto de Extensão História e Memórias das lutas pelo direito à terra no Estado do Rio de Janeiro (DEPEXT-UERJ) e da colaboração do UrbanData-Brasil (CEM-USP), que é um banco de dados bibliográficos sobre o urbano brasileiro. O Urbanidades: o podcast do urbano brasileiro do Urbandata fará uma série específica de episódios sobre a história e memória da Rocinha. Assim, o presente projeto pretende, de forma participativa com instituições e moradores da Rocinha, constituir um levantamento exaustivo de referências bibliográficas da favela através da constituição de uma biblioteca virtual e participativa, assim como elaborar um percurso histórico sobre a Rocinha através de imagens em um esforço de produção de outras formas de construir e expor a história das favelas.