Guia Rocinha Histórica

GUIA ROCINHA HISTÓRICA

Ao propor contar as memórias e histórias da Rocinha, o Museu Sankofa busca uma construção crítica em relação às narrativas que reproduzem um imaginário estigmatizado sobre a favela. Seja pela oralidade das memórias de seus moradores, seja através dos documentos que inscrevem a história, o museu prioriza a construção de narrativas que partam do ponto de vista dos moradores da Rocinha (SEGALA; FIRMINO, 2010). Pensando dessa forma, por onde podemos começar a contar a história da Rocinha? Como podemos definir o que a Rocinha representa? As entrevistas feitas com moradores e colaboradores do museu nos mostram que a Rocinha “É o lugar de partida, mas também é um lugar de morada. É o lugar onde eu posso sonhar.” (Rose Firmino); “É o lugar onde eu nasci, me criei.” (Tânia Regina da Silva); “A Rocinha é minha casa, né! A Rocinha é onde eu moro” (Fernado Ermiro); “Uma favela que ao mesmo tempo que constrói a cidade, também se constrói” (Antônio Carlos Firmino), “a Rocinha é um mundo” (Leandro Urso Santos).

Navegue nos pontos da Rocinha
selecionados pelo olhar do Museu Sankofa


Calendário

AGENDE SEU TOUR PELA ROCINHA

Janeiro - Folia de Reis - não acontece mais - mas vinha um grupo do Santa Marta e de Queimados e fazia Folia de Reis na Rocinha.

Fevereiro/Março - Roça Folia, Blocos, “Ai que vergonha” - critica social, Blocos das Piranhas - rua 1, chifroso - bloco dos cornos - fica na Rua 2, bloco coração das crianças (concentra mais não sai, fica rua 3). Escola Acadêmicos da Rocinha.

Abril - São Jorge - alvorada e feijoada; Via Sacra - organizada por um grupo de teatro - roça, caça e cultura.

Maio - Missa do Dia do Trabalhador (organizada pela Pastoral Operária com a Pastoral de Favelas), Dia do Preto Velho - nos centros e terreiros

Junho/Julho - Festa Junina - Na Igreja da Boa Viagem - onde funcionava a Fundação leão XIII

Agosto -  Aniversário do Centro de Cidadania De Lamare

Setembro - São Cosme e São Damião - distribuição de doces para as crianças da Rocinha

Outubro - Dia das Crianças - festa de rua, nas casas de terreiro, distribuição de doces também. / Parada LGBTQUIAP+ - já teve - organizado pelo movimento LGBT da Rocinha Verão 

Novembro - novembro negro 

Dezembro - Festival de Pipa, descoloração global e Virada do Ano


 

A Rocinha contada
por seus moradores

primeiro-loteamento

Conheça a história
do primeiro loteamento
da Rocinha