Eixo 3 - Saúde e Meio Ambiente

Eixo 3 - SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Frente à ameaça de remoção dentro da própria cidade, inicia-se uma luta por direitos feita por aqueles que nasceram na Rocinha e pertencem a esse local há anos e também por aqueles que foram chegando, muitos desses pela proximidade com o trabalho. Além da luta pelo direito à moradia, há também aquelas por escolas e creches para os filhos, direito ao lazer e serviços públicos. Uma luta comunitária. 

Esta luta foi a forma encontrada para exercer a cidadania, mesmo que esses moradores não sejam considerados cidadãos da cidade do Rio de Janeiro pelo poder público, para estes os moradores das favelas são pessoas sem direito algum. Esta luta mostra para os governantes que todos ali têm direitos sim. 

Uma forma prática de se lutar e se mobilizar para conquistar os direitos reivindicados foi com a limpeza das valas, que se deu através dos mutirões. Dessa ação surgiu um grupo para discutir sobre saúde e lutar também pelo espaço público de saúde dentro da favela.  

A luta por saneamento básico, saúde e meio ambiente foi uma ação realizada de forma coletiva pelos moradores através de reflexão e mobilização por se compreender que um meio ambiente bem preservador é sinônimo de saúde e qualidade de vida.  

 

Antônio Firmino, cofundador do Museu Sankofa. 

 

QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Fala de Leandro Cristiano, parte do conselho consultivo do Museu Sankofa.

Trabalho de reflorestamento feito pelo mutirão de limpeza das valas no encosto da rua 3, na Rocinha – junho de 1983. 
Informativo n°2 da União Pro Melhoramento dos Moradores da Rocinha (UPMMR) sobre possíveis obras do estado nas valas da Rocinha, com a seguinte chamada: “Presidente da CEHAB e diretor da SERLA visitam a Rocinha”. O informativo tratava da discussão do plano de ação e o problema da luz. Essa imagem representa a constante luta dos moradores pelos direitos básicos, destacando a luta existente em 1978 pela ampliação da energia elétrica para toda a favela - 15/03/1978.
Imagem que retrata o mutirão de limpeza das valas, de 1981. Livro varal de lembranças, edição de 1983.

RESÍDUO NA FAVELA DA ROCINHA
Fala de Leandro Cristiano, parte do conselho consultivo do Museu Sankofa.

Mutirão de grafite coordenado pelo grafiteiro Acme, Luque e Firmino do Museu Sankofa em mega muro da Rocinha em homenagem aos moradores que lutaram pelo saneamento básico, sendo essa uma luta que permanece até hoje - 2010
Mutirão de grafite coordenado pelo grafiteiro Acme, Luque e Firmino do Museu Sankofa em mega muro da Rocinha em homenagem aos moradores que lutaram pela conquista do Centro Municipal de Saúde Albert Sabin, que completa em 2023 41 anos de existência - 2010.
Foto tirada do Parque Ecológico da Rocinha, que mostra a proximidade da favela com a Mata Atlântica - Floresta da Tijuca, o bairro de São Conrado e a antiga praia da Gávea, atual praia de São Conrado. 2022.

VOZES SOBRE A ROCINHA

SOBRE OS MUTIRÕES E LIMPEZA DAS VALAS
Resposta de Lygia Segala, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense) e uma das autoras do livro Varal de Lembranças.

A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO
Resposta de José Martins, co-fundador do Museu Sankofa.

UMA VIDA NA SAÚDE
Maria Helena Carneiro, co-fundadora do Museu Sankofa.

O PAPEL DO MUSEU NA SAÚDE
Maria Helena Carneiro, co-fundadora do Museu Sankofa.

A LUTA PELA SAÚDE NA ROCINHA
Maria Helena Carneiro, co-fundadora do Museu Sankofa.

CONHEÇA OS OUTROS EIXOS DA EXPOSIÇÃO

MEMÓRIA, HISTÓRIA E TERRITÓRIO

EDUCAÇÃO

Cultura