Projetos

Projetos
em Parceria

destaque-rocinha-inteligente

Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha

Projeto das áreas de turismo e museologia sob coordenação da professora Camila Moraes do Observatório do Turismo em Favelas, em parceria com o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha. O projeto buscou dialogar com a ideia de destinos inteligentes ao propor com o Museu uma melhor interação do visitante com a Memória e História da Rocinha aliada ao uso de novas tecnologia de informação e comunicação. Para isso, criaremos um Guia Turístico Virtual, um storymap, e uma exposição virtual. Todo esse material conta com vídeos e áudios que buscam aproximar moradores e visitantes, além de disponibilizar informações turísticas com enfoque em memórias e histórias de modo a colaborar com o turismo de base comunitária.

destaque-projetos_LEUS

Biblioteca Virtual e Percurso Histórico por imagens: História e Memória da Rocinha

Sob a coordenação do professor Rafael Soares Gonçalves do departamento de Serviço Social e coordenador do Laboratório de Estudos urbanos e socioambientais (LEUS), o presente projeto foi uma atividade extensionista, que envolveu atores da favela da Rocinha, equipe do projeto de Extensão História e Memórias das lutas pelo direito à terra no Estado do Rio de Janeiro (DEPEXT-UERJ) e da colaboração do UrbanData-Brasil (CEM-USP). O projeto desenvolveu uma série de episódios de posdcast sobre a história e memória da Rocinha no Urbanidades: o podcast do urbano brasileiro do Urbandata; montou uma biblioteca virtual com estudos sobre a Rocinha e organizou os livros Rocinha: uma favela em bibliografia e História e Memória da Rocinha em Imagens, além da exposição Rocinha em Imagens.

vozes-da-cozinha

Vozes da cozinha: sabores, saberes e memória na Rocinha

Sob a coordenação do centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, Gianne Neves Oliveira, este projeto dedicou-se a reunir, documentar e fazer acervo dos sabores, afetos e memórias de pessoas que alimentam a cidade e as suas famílias, que contam suas memórias através da cozinha. Foi dividido em 3 etapas: a primeira de diagnóstico; a segunda com as ações; e a terceira de sistematização e divulgação. Nestas etapas foram realizadas entrevistas/ coleta de depoimentos de fazedores e sabedores de cozinha, nas suas cozinhas e em encontros nas cozinhas comunitárias, cozinheiras e cozinheiros locais: churrasco na laje, podrões, comerciantes locais, feiras, hortas, garrafeiros e medicinas. O circuito, os fluxos e refluxos das cozinhas; oficinas de arte e tecnologia para documentários; criação e divulgação de acervo. 

Rocinha-foco-na-cultura3

Rocinha, foco na cultura: acervo participativo dos fazedores locais

Coordenado pelo professor Nilton Gonçalves Gamba Junior do departamento de design da Puc-Rio, o projeto de integração, desenvolvimento e sustentabilidade reúne duas instituições da Rocinha: ROCINHA EM FOCO (RF) e MUSEU SANKOFA (MS). A contribuição do projeto foi, além do desenvolvimento sustentável de duas instituições e também criou para o PARQUE DE INOVAÇÃO DA ROCINHA (PIR) um acervo de consulta permanente sobre os fazedores da cultura da Rocinha (produtores de cultura local). Acervo atualizável e processual incluirá diversas formas de produção cultural. O reconhecimento das práticas culturais locais tem a função de mapear a produção estética da comunidade.

fala-pra-gente

Fala pra Gente! Comunicadores Digitais da Rocinha

Coordenado pelo professor Gustavo Robichez de Carvalho do departamento de comunicação Social. O projeto Fala pra Gente! Comunicadores Digitais da Rocinha realizou três ciclos formativos com oficinas gratuitas de Instagram. O público prioritário para essa formação foram as mulheres, por isso, além das oficinas, foi produzida a websérie Fala Pra Gente, Rocinha! com a história de lideranças femininas moradoras da comunidade que inspiram outras mulheres a partir da atuação no território.

Link para o projeto Tourism virtual stories

Tourism Virtual Stories

Em 2020, com a pandemia de covid-19, o Observatório do Turismo em Favelas, em parceria com universidades da Inglaterra, conduziu em algumas favelas do Rio o projeto Lockdown Stories, financiado pelo Fundo de Pesquisa Global Challenges da Universidade de Leicester (Research England). Neste projeto foi realizado um breve estudo do impacto da pandemia do novo coronavírus no turismo em favelas e, na Rocinha, em parceria com o Museu Sankofa e guias locais produzimos visitas virtuais como uma alternativa em contexto de pandemia. Em 2021, demos continuidade as ações no projeto Tourism Virtual Stories, partindo da primeira experiência de visitas virtuais em favelas, aprimoramos essas visitas e expandimos a metodologia criada com grupos das favelas do Rio para grupos comunitários na Malásia e Moçambique, na perspectiva de realização de intercâmbio entre esses grupos entre 2021 e 2022. Com financiamento do Arts and Humanities Reserach Council (AHRC/UK), realizamos mais visitas virtuais e produzimos storymaps como uma pequena amostra dos tours em favelas feitos por moradores.

Rocinha pela Vida

O projeto Rocinha pela Vida, que se propõe a resgatar a memória dos mutirões e campanhas históricas da Rocinha por direitos humanos e bem-estar social, particularmente da saúde com foco na vacinação.

Rocinha Brincante

Ontem e hoje é um projeto que realiza encontros virtuais para falar de memórias e histórias do brincar, tendo como foco, as Rocinhas de diferentes personagens que compõem a trajetória da Favela.

Projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS) para contribuir na compreensão dos processos de transformação da paisagem social e urbana da Rocinha e seu entorno em mais de um século de história.

Marcando Memória e História - Projeto - Mega Muro da Rocinha

"O Mega Muro" foi produzido pelo GBCR e retrata como foi a grafitagem do muro do Centro Integrado de Atenção a Saúde (CIAS) na comunidade da Rocinha.